“PARA MIM, POESIA NÃO É INVASÃO OU FUGA, MAS SIM LIBERDADE CRIADORA,
LUGAR INTEMPORAL DE TODAS AS POSSIBILIDADES. PODE E DEVE SUBVERTER, SUBLIMAR,
EXALTAR E DESPERTAR…
A POESIA É REFLEXÃO, É UM UNIVERSO SEM FIM.”
— Arminda Lopes


.
_______________________________
_______________________________

MARCAS

Tenho cabelos pintados
Para esconder fios brancos;
Tenho rugas a volta dos olhos.
Do meu corpo não cuidava,
Mas com a aposentadoria
Comecei a fazer dança,
Gosto de dançar
E durante dez anos fiz cursos.
Que prejudicaram a minha coluna lombar,
Obrigaram-me a fazer uma cirurgia
Para colocação de oito pinos.
Esta foi feita há três meses.
Não sei se vou poder voltar a dançar
Isto me entristece.
Caminhar me dá preguiça.
Cuido das minhas unhas.
Uso cremes para o rosto
E para o corpo,
Numa tentativa de maquilar a realidade.
Sou vaidosa, não em excesso.
Cada ruga, cada fio de cabelo branco,
Cada marca, carrega uma história:
A história da minha vida.
Meus filhos, meu falecido marido,
Meus amores, meus amigos
Vejo fotos antigas e atuais
Mas não me entristeço.
Não vou e não pretendo
Me desfazer destas marcas.
Atualmente o que mais me
Preocupa são os pensamentos.
Procuro colocá-los todos os dias no lugar.
Equilibra-los e alimentá-los
Com as leituras do Racionalismo Cristão.
Corpo São Mente Sã.
Se um estiver mal,
Outro vai acompanhar.
Tenho sessenta e cinco anos,
Tês filhos e três netos.
Metades desses anos foram
Bem vividos,
Outra metade sofridos
Ai está o encanto da vida.
Conheço de tudo um pouco,
Aprendi e continuo aprendendo
As lições da vida.
Lágrimas e sorrisos me fizeram
Ser a pessoa que sou.
.
MARCAS
Marialva Gentil Lira

SEGUIDORES

AS 10 TROVAS MAIS VISITADAS